Descrição enviada pela equipe de projeto. LightPathAKL transforma seiscentos metros de infraestrutura rodoviária em uma ciclovia dinâmica, tornando-se um elo vital na rede de ciclovias do centro da cidade de Auckland.
LightPathAKL foi iniciada quando um estudo identificou o potencial de uma estrada não utilizada de ser redefinida como rota ocidental da rede de ciclovias do centro da cidade de Auckland.
Arquitetonicamente, o projeto teve que trabalhar simultaneamente em duas escalas: a macro e o micro - a cidade e o indivíduo. O projeto também foi essencialmente concebido tanto como uma peça de arte urbana como desenho urbano.
Na escala da cidade, o projeto era apenas um fio, embora agora não utilizado, de uma confluência mais ampla, de múltiplos níveis, de rodovias que cortam Auckland.
Para criar um impacto nessa escala maior da cidade, uma estratégia simples, mas corajosa foi empregada.
No antigo asfalto da estrada foi colocado uma resina rosa muito vívida e provocativa. Isso transformou o espaço de uma estrada abandonada em um espaço urbano altamente contemporâneo usado por ciclistas e pedestres.
Uma dimensão para o entardecer e para noite foi criada com a colocação de mais de 300 caixas personalizadas de luz LED ao longo da borda oriental da ciclovia, criando um caminho de luz.
Estas foram totalmente programáveis e continham sensores para criar uma infraestrutura digital que permitisse que um artista criasse uma infinita variedade de experiências. Isso reforçou o domínio macro do projeto e criou uma escultura de luz interativa que transformou o novo espaço urbano e deu nome ao projeto.
O artista maori Katz Maihi foi parte crucial da equipe, deu ao projeto contemporâneo um senso de narrativa, senso de lugar e diálogo com o usuário e a micro escala.
Placas de alumínio, gravadas com obras de arte originais de Katz foram sutilmente integradas na borda ocidental da barreira ciclovia. Além disso, o revestimento rosa foi concluído em sua extremidade norte, em outra obra de arte original de 27 metros de comprimento, que transformou o revestimento de volta em asfalto.
O projeto é uma declaração ousada no âmbito urbano de Auckland, ilustrando movimento, velocidade e aspiração. O projeto se lança através da rede rodoviária ativa - caráter imersivo e identidade do projeto, variando de um ponto a outro, ao longo do dia e da noite, e em todos os arredores adjacentes.
Muitas vezes usada em demasia, a definição de conectividade urbana é assumida neste projeto e profundamente redefinida com o uso persuasivo da cor, materialidade e tecnologia. No processo, ela contribui para uma mudança na percepção do que é se mover sobre uma cidade de bicicleta e como pedestre.
Mais de 100.000 viagens de bicicleta foram realizadas em #LightPathAKL, solidificando seu lugar como uma peça agora essencial da infraestrutura cicloviária na cidade.